PROJETOS

Concurso de Artes

3

Todo ano o Instituto Sertões realiza o Concurso de Artes com o objetivo de engajar os alunos da rede pública municipal e estadual de ensino das cidades anfitriãs dos eventos da plataforma Sertões.

SERTÕES AMBIENTAL

4

A ideia é reduzir o impacto ambiental dos eventos esportivos apoiados pelo Sertões e deixar um legado positivo para as comunidades e o meio ambiente.

SAS BRASIL

1

A startup social nasceu em 2013, quando a médica Adriana Mallet e a consultora Sabine Zink se uniram a um grupo de mais seis amigos com o objetivo de levar atendimento médico gratuito para cidades que estavam na rota do rally. Com expedições itinerantes, a organização leva saúde, com alegria, para quem mais precisa.

CARÊNCIA MENSTRUAL

2

 Carência Menstrual é um projeto social que realiza a distribuição de absorventes e itens de higiene íntima para meninas e mulheres em situação de vulnerabilidade. 

 


ibs - instituto brasil solidário

IBS

Projeto de formação continuada para educadores e alunos da rede pública por meio de cursos e oficinas interdisciplinares com acessibilidade.

Rally da Educação

4

Mais do que assistencialismo, a parceria do Instituto Sertões e da startup de impacto socioeducacional Rally da Educação tem como objetivo transformar realidades.

Instituto Sertões

Para mais informações sobre projetos, parcerias, patrocínios, eventos e outros assuntos, entre em contato conosco.

Horário de Funcionamento:

Seg à Sex – das 09:00 – 17:00

Telefone: 11 96924-7327

Ouvidoria: 11 2501-1999

Endereço: Rua do Rocio, 350 – Conj.52 – 5º andar
Vila Olimpia – 04552-000 – São Paulo – SP

logo

Receba Atualizações

© 2024 Todos os direitos reservados. Criado com carinho por Colabzz

Concurso de Artes

O Concurso de Artes é uma iniciativa educacional com o objetivo de envolver as crianças da rede pública de ensino, das cidades sede dos eventos esportivos, em atividades culturais e de conscientização ambiental, criando um senso de pertencimento às manifestações esportivas e culturais do seu entorno.

O concurso busca estimular a criatividade dos alunos por meio de desenho e redações que abordam temas relevantes à sociedade, ao esporte e ao meio ambiente, despertando a busca pelo conhecimento.

O mote das redações e desenhos em 2023 foi “As estrelas desse palco chamado Brasil”, inspirado no fato do país ter sido o pano de fundo do maior Rally das Américas, os estudantes foram incentivados a pesquisar sobre os competidores. No total, foram mais de 5,7 mil alunos participantes. Em 2024, o tema foi “Caminhos que Inspiram”, focando na conscientização sobre o bioma do Cerrado com a participação de 52 escolas e impacto em cerca de 12 mil estudantes.

Em 2025, a plataforma destaca a importância de resgatarmos nossa essência e nossas raízes na construção do futuro. Por isso, o Concurso de Artes deste ano terá como tema “Com Raízes Fortes Colhemos Mais Frutos”, convidando os alunos a buscarem sobre suas raízes, que podem estar na família, na cultura, no esporte ou na região em que vivem, e como reconhecê-las pode impactar em um futuro melhor, mais sustentável e com mais bem estar para elas e para o mundo.

Sertões Ambiental

O Sertões Ambiental nasceu como parte de um movimento do Sertões. Promovido pelo Instituto Sertões e seus parceiros, o Sertões Ambiental visa práticas sustentáveis, a preservação ambiental e a conscientização das comunidades por onde os eventos esportivos são realizados. Durante os eventos, são realizadas práticas de coleta seletiva com cooperativas locais para destinação adequada de resíduos, oficinas de plantio de mudas e oficinas de conscientização ambiental. Assim como, o descarte correto do OLUC – Óleos Lubrificantes Usados e Contaminados.

O Instituto Sertões se compromete a calcular e compensar a emissão de carbono gerada pelos eventos, através de parcerias com instituições idôneas na prática de neutralização e plantio de árvores nacionais. Em parceria com órgãos ambientais e empresas privadas, o Sertões Ambiental busca proteger a fauna e flora das regiões percorridas, respeitando as áreas de preservação e incentivando o uso sustentável dos recursos naturais. 

Essas ações reforçam o compromisso do Sertões em integrar a aventura e as experiências esportivas com a responsabilidade ambiental e social, gerando um impacto positivo duradouro nas regiões atendidas pelos eventos.

SAS - Saúde e Alegria no Sertões

A startup social nasceu em 2013, quando a médica Adriana Mallet e a consultora Sabine Zink se uniram a um grupo de mais seis amigos com o objetivo de levar atendimento médico gratuito para cidades que estavam na rota do rally. Com expedições itinerantes, a organização leva saúde, com alegria, para quem mais precisa.

Muito além do assistencialismo, a SAS Brasil atua para impactar diretamente as filas de espera e demandas reprimidas do SUS para consultas, exames, procedimentos e cirurgias especializados. O foco da organização é em atendimentos em saúde da mulher, com ações de prevenção, diagnóstico e tratamento de câncer de colo de útero, em dermatologia (câncer de pele), saúde mental (com telessaúde), oftalmo e odontopediatria (respectivamente, com o projeto Ver Magia, que tria, atende e doa óculos de grau para crianças de 0 a 14 anos e com o projeto Sorrisaria, que realiza ações de educação em saúde bucal e cuidado dentário). Durante as ações em parceria com o Sertões, a organização já levou mais de 20 especialidades de saúde para regiões onde o acesso a médicos especialistas pode demorar mais de dois anos.

Além de diminuir o tempo de espera, a SAS Brasil encurta as distâncias. Em média, pacientes das cidades atendidas pela organização precisam se deslocar mais de 200 km para conseguir consultas com médicos especialistas nas capitais ou cidades de referência. Nos últimos anos, na maioria das localidades atendidas, a SAS Brasil tem conseguido zerar as demandas do município para as especialidades oferecidas em ações que duram em média dois dias por cidade atendida.

Os atendimentos acontecem nas Unidades Móveis de Saúde, carretas adaptadas com consultórios médicos e odontológicos. Além disso, a organização conta com uma rede de voluntários e profissionais de saúde de vários estados do país que realizam desde o acolhimento do paciente ao acompanhamento pós atendimento.

Além da parceria durante as provas do Sertões, a SAS Brasil atua ao longo de todo o ano, de forma fixa, em cidades onde estão instaladas as Unidades de Telemedicina Avançada, conteineres adaptados com estrutura para atendimentos presenciais e remotos. Nessas regiões, a organização atua com modelos inovadores de acesso, como as teleultrassonografias, que permitem que gestantes façam o acompanhamento pré-natal, com apoio de uma equipe local treinada para manipular os equipamentos, sob orientação e acompanhamento em tempo real de especialistas à distância. Nas cidades onde a SAS Brasil possui UTAs instaladas, também são realizadas linhas de cuidado para pacientes com condições crônicas, como diabetes, hipertensão e obesidade. O foco para esse público é o diagnóstico e acompanhamento integral e multidisciplinar para os pacientes.

Carência Menstrual

O Carência Menstrual é um projeto social que realiza a distribuição de absorventes e itens de higiene íntima para meninas e mulheres em situação de vulnerabilidade.

 

A novidade este ano foi o “cartão Carência Menstrual”, que dá o direito a dois pacotes de absorventes por mês para as mulheres cadastradas. Para utilizar, basta ir a uma farmácia cadastrada e retirar os produtos. Simples assim!

 

A nossa pretensão é juntar esforços e fomentar a higiene íntima de meninas e mulheres, além de oferecer dignidade, autoestima e, principalmente, saúde.

 

Outra vertente do projeto é a conscientização em relação à saúde feminina. Em Petrolina (PE), tivemos o apoio do “Transforma Petrolina” na realização de palestras com médicos em escolas e abrigos da cidade.

Nas escolas públicas, por exemplo, essa ação torna-se essencial, visto que uma em cada dez meninas faltam à escola durante o período menstrual. No Brasil esse dado é ainda mais preocupante, já que esse quantitativo salta para quatro a cada dez meninas, de acordo com dados da Organização das Nações Unidas – ONU.

Instituto Brasil Solidário

Escopo principal do projeto Projeto de formação continuada para educadores e alunos da rede pública por meio de cursos e oficinas interdisciplinares de leitura, primeira infância, artes, desenho e pintura, xilogravura, teatro, teatro de bonecos, música, fotografia, rádio, oficinas criativas e planejamento de aulas.

 

As formações têm recursos de acessibilidade para deficientes visuais, auditivos e intelectuais, além de buscar a acessibilidade para pessoas com mobilidade reduzida e estão alinhadas tanto à Base Nacional Comum Curricular (BNCC) como aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Rally da Educação

O Rally da Educação é uma startup de impacto socioeducacional que tem como objetivo enriquecer o processo de ensino e aprendizagem, ampliar horizontes e promover o desenvolvimento social, principalmente as cidades que fazem parte da rota do Sertões. Nosso foco é inspirar e capacitar jovens, preparando-os para um futuro promissor e incentivando-os a explorar suas paixões e potenciais. Além disso, realizamos ações sociais que beneficiam as comunidades onde atuamos.
O nosso trabalho vai além do assistencialismo. Buscamos impactar diretamente o sistema de educação por onde passamos, compreendendo que a educação não se restringe apenas às salas de aula.
Nesse sentido, também nos empenhamos em fortalecer as comunidades, melhorando sua infraestrutura básica e promovendo o desenvolvimento social. Dessa forma, buscamos levar luz por meio de energia sustentável, possibilitar o acesso à água potável e realizar ações sociais que visam o bem-estar de famílias e das comunidades.
Somente em 2022, o RE conseguiu impactar mais de 160 mil crianças por onde passamos. Durante o maior Rally do mundo, não apenas alcançamos jovens e crianças, mas também demonstramos que é possível tornar a educação divertida e interativa, por meio de soluções educativas e programas utilizam da metodologia maker e DIY (faça você mesmo).